Experimento com aipim tem excelentes resultados

A variedade Eliazar, de polpa branca, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que após nove meses de plantio resultou na colheita de 40.890 quilos em um hectare, foi apresentada  pelo escritório local da Epagri como a que obteve melhor desempenho dentre nove outras na Unidade de Referência Técnica instalada pela empresa há um ano na propriedade do produtor Eurides Eccher, na localidade de São Valentim.

A apresentação foi de forma virtual, pelo engenheiro agrônomo Victor Alisson Gomes, que coordenou a experiência técnica iniciada no ano passado com o plantio de 10 diferentes variedades de aipim/mandioca visando introduzir as mais produtivas no cultivo  normal no município, em substituição a variedades que ao longo do tempo foram sendo superadas.

A segunda variedade mais produtiva, também de polpa branca, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri de Itajaí e ainda sem nome, produziu 35.979 quilos por hectare. A menos produtiva foi a Peticinho, também da Epagri, com 11.160 quilos por hectare, de polpa amarela.

O experimento está sendo repetido no mesmo local com as mesmas 10 variedades para que se tenha, com mais segurança, uma avaliação de sua produtividade e, conforme os resultados, recomendar as melhores para o plantio, atendendo vários requisitos, além da produtividade, como facilidade na colheita, qualidade da raiz, grau de dificuldade ou facilidade para descascar, tempo de cozimento e o sabor, dentre outros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.